Portal do TSE permite consulta à Constituição Federal e legislação eleitoral

17/03/2014

A legislação eleitoral brasileira pode ser consultada em poucos cliques na aba Legislação do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Localizada na barra azul da página inicial do site, a aba oferece ao cidadão o acesso, na íntegra, de conteúdos como o Código Eleitoral, a Lei de Inelegibilidades e a Lei das Eleições, em versão eletrônica ou em áudio, no formato mp3. Â

A aba é dividida em vários links. O primeiro traz o Código Eleitoral Anotado e legislação complementar, que é organizado pelo TSE, levando em conta as modificações ocorridas, além das normas editadas pelo Tribunal com base na legislação eleitoral e partidária. A publicação está disponível em versão eletrônica e em PDF. Neste link, é possível também pesquisar a legislação eleitoral.

O próximo link dá acesso ao texto atualizado da Constituição Federal e o seguinte, Diários Oficiais – SinTSE, Ãs informações sobre o Diário Oficial da União (seções 1, 2 e 3) e o Diário da Justiça Eletrônico (DJe).

Na seção Legislação eleitoral em áudio, é possível ouvir os arquivos ou fazer download do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar n° 64/1990) e da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997). Editada em formato mp3, a série legislação eleitoral em áudio é fruto de uma parceria desenvolvida com a Câmara dos Deputados.

No link Pesquisa à legislação eleitoral, o cidadão pode consultar, de forma simples e rápida, qualquer informação sobre o Código Eleitoral, Lei das Eleições, Lei dos Partidos Políticos, Lei de Inelegibilidades e alistamento eleitoral, entre outros assuntos. A pesquisa também pode ser solicitada por correio eletrônico, na área Legislação Eleitoral – Pesquisa por e-mail.

Já nos links seguintes, o interessado tem acesso aos Provimentos da CGE, no caso Corregedoria-Geral Eleitoral, e ao Regimento Interno do TSE. É este documento que regulamenta as atribuições do Tribunal e de seus membros, os processos, as sessões e os serviços no âmbito da Corte.

Você e Direito

O link Você e Direito tem como objetivo disponibilizar, periodicamente, noções básicas de legislação, jurisprudência e processo eleitoral para auxiliar o leitor a compreender os conteúdos jurídicos produzidos pela Justiça Eleitoral.

Os textos são curtos, com linguagem clara, direta e didática, já que a linguagem técnica, típica do Direito, muitas vezes é incompreensível para quem não tem formação na área.

O Você e Direito está dividido em quatro seções: Noções de Direito, Por dentro dos diários oficiais, Termos equivalentes/Outros termos do Direito e Termos estrangeiros.

EM/LC, DB



Mais Notícias em TSE



  • Aprovado envio de força federal para o Amazonas

    seguintes municípios do estado do Amazonas: Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Canutama, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Autazes, Barreirinha, Presidente

  • Audiência pública discutirá nova resolução sobre prestação de contas

    o TSE criou uma comissão de estudos sobre contas eleitorais e partidárias para apresentar propostas de aperfeiçoamento do sistema de prestação de contas. A comissão chegou a elaborar a minuta de uma nova resolução de prestação de contas, mas em

  • Assista on-line à sessão plenária do TSE desta quarta-feira (22)

    Eleitoral (TSE) disponibiliza on-line, em formato de vídeo e áudio, a transmissão de sua sessão plenária. As reuniões ocorrem sempre Ãs terças e quintas, a partir das 19h. Assista aqui à sessão extraordinária desta quarta-feira (22). Quinzenalmente, Ãs quintas-feiras, o

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: