Portal do TSE permite consulta à Constituição Federal e legislação eleitoral

17/03/2014

A legislação eleitoral brasileira pode ser consultada em poucos cliques na aba Legislação do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Localizada na barra azul da página inicial do site, a aba oferece ao cidadão o acesso, na íntegra, de conteúdos como o Código Eleitoral, a Lei de Inelegibilidades e a Lei das Eleições, em versão eletrônica ou em áudio, no formato mp3. Â

A aba é dividida em vários links. O primeiro traz o Código Eleitoral Anotado e legislação complementar, que é organizado pelo TSE, levando em conta as modificações ocorridas, além das normas editadas pelo Tribunal com base na legislação eleitoral e partidária. A publicação está disponível em versão eletrônica e em PDF. Neste link, é possível também pesquisar a legislação eleitoral.

O próximo link dá acesso ao texto atualizado da Constituição Federal e o seguinte, Diários Oficiais – SinTSE, Ãs informações sobre o Diário Oficial da União (seções 1, 2 e 3) e o Diário da Justiça Eletrônico (DJe).

Na seção Legislação eleitoral em áudio, é possível ouvir os arquivos ou fazer download do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar n° 64/1990) e da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997). Editada em formato mp3, a série legislação eleitoral em áudio é fruto de uma parceria desenvolvida com a Câmara dos Deputados.

No link Pesquisa à legislação eleitoral, o cidadão pode consultar, de forma simples e rápida, qualquer informação sobre o Código Eleitoral, Lei das Eleições, Lei dos Partidos Políticos, Lei de Inelegibilidades e alistamento eleitoral, entre outros assuntos. A pesquisa também pode ser solicitada por correio eletrônico, na área Legislação Eleitoral – Pesquisa por e-mail.

Já nos links seguintes, o interessado tem acesso aos Provimentos da CGE, no caso Corregedoria-Geral Eleitoral, e ao Regimento Interno do TSE. É este documento que regulamenta as atribuições do Tribunal e de seus membros, os processos, as sessões e os serviços no âmbito da Corte.

Você e Direito

O link Você e Direito tem como objetivo disponibilizar, periodicamente, noções básicas de legislação, jurisprudência e processo eleitoral para auxiliar o leitor a compreender os conteúdos jurídicos produzidos pela Justiça Eleitoral.

Os textos são curtos, com linguagem clara, direta e didática, já que a linguagem técnica, típica do Direito, muitas vezes é incompreensível para quem não tem formação na área.

O Você e Direito está dividido em quatro seções: Noções de Direito, Por dentro dos diários oficiais, Termos equivalentes/Outros termos do Direito e Termos estrangeiros.

EM/LC, DB



Mais Notícias em TSE



  • Recurso de José Roberto Arruda tem novo relator no TSE

    Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que confirmou a suspensão de seus direitos políticos por oito anos em ação civil pública decorrente de ato doloso de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público, é posterior ao seu pedido de

  • Giro Eleitoral mostra visita de comitiva estrangeira ao TSE

    vieram conhecer o sistema de votação brasileiro e a urna eletrônica. O Giro Eleitoral fala ainda de uma parceria entre a Justiça Eleitoral de Rondônia e o Conselho Regional de Medicina. Ao final das consultas, os médicos do estado estão

  • Mais de 84 mil eleitores solicitaram habilitação para votar em trânsito no primeiro turno

    brasileiras. A novidade foi implantada pela Resolução TSE nº 23.399/2013, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições. Nas eleições gerais de 2010, essa possibilidade ficou restrita Ãs capitais. Naquele ano, 80.419 eleitores registraram o pedido para votar em

  • Assista on-line à sessão do TSE desta quinta-feira (21)

    e quintas, a partir das 19h. Quinzenalmente, Ãs quintas-feiras, o site do TSE publica o “Informativo TSE”, com os resumos não oficiais de decisões do Tribunal ainda não publicadas e acórdãos já publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: