Portal do TSE permite consulta à Constituição Federal e legislação eleitoral

17/03/2014

A legislação eleitoral brasileira pode ser consultada em poucos cliques na aba Legislação do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Localizada na barra azul da página inicial do site, a aba oferece ao cidadão o acesso, na íntegra, de conteúdos como o Código Eleitoral, a Lei de Inelegibilidades e a Lei das Eleições, em versão eletrônica ou em áudio, no formato mp3. Â

A aba é dividida em vários links. O primeiro traz o Código Eleitoral Anotado e legislação complementar, que é organizado pelo TSE, levando em conta as modificações ocorridas, além das normas editadas pelo Tribunal com base na legislação eleitoral e partidária. A publicação está disponível em versão eletrônica e em PDF. Neste link, é possível também pesquisar a legislação eleitoral.

O próximo link dá acesso ao texto atualizado da Constituição Federal e o seguinte, Diários Oficiais – SinTSE, Ãs informações sobre o Diário Oficial da União (seções 1, 2 e 3) e o Diário da Justiça Eletrônico (DJe).

Na seção Legislação eleitoral em áudio, é possível ouvir os arquivos ou fazer download do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar n° 64/1990) e da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997). Editada em formato mp3, a série legislação eleitoral em áudio é fruto de uma parceria desenvolvida com a Câmara dos Deputados.

No link Pesquisa à legislação eleitoral, o cidadão pode consultar, de forma simples e rápida, qualquer informação sobre o Código Eleitoral, Lei das Eleições, Lei dos Partidos Políticos, Lei de Inelegibilidades e alistamento eleitoral, entre outros assuntos. A pesquisa também pode ser solicitada por correio eletrônico, na área Legislação Eleitoral – Pesquisa por e-mail.

Já nos links seguintes, o interessado tem acesso aos Provimentos da CGE, no caso Corregedoria-Geral Eleitoral, e ao Regimento Interno do TSE. É este documento que regulamenta as atribuições do Tribunal e de seus membros, os processos, as sessões e os serviços no âmbito da Corte.

Você e Direito

O link Você e Direito tem como objetivo disponibilizar, periodicamente, noções básicas de legislação, jurisprudência e processo eleitoral para auxiliar o leitor a compreender os conteúdos jurídicos produzidos pela Justiça Eleitoral.

Os textos são curtos, com linguagem clara, direta e didática, já que a linguagem técnica, típica do Direito, muitas vezes é incompreensível para quem não tem formação na área.

O Você e Direito está dividido em quatro seções: Noções de Direito, Por dentro dos diários oficiais, Termos equivalentes/Outros termos do Direito e Termos estrangeiros.

EM/LC, DB



Mais Notícias em TSE



  • Presidente do TSE comenta redução do eleitorado jovem com voto facultativo

    da população, em detrimento da queda da fecundidade, pode ser um dos fatores que contribui para a diminuição do número de jovens eleitores. “De dois em dois anos, em cada pleito, esse quantitativo tende a diminuir por conta da queda

  • TRE-RN lança sistema de denúncia eletrônica de propaganda

    de formulário eletrônico, identificando-se obrigatoriamente através de título de eleitor, endereço completo, telefone e e-mail. Essas informações ficarão nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e não constarão do expediente instaurado para constatar a eventual irregularidade. Na elaboração da denúncia,

  • Testes dos sistemas eleitorais prosseguirão com simulado em agosto

    (AM), no dia 24 de julho, para averiguar a infraestrutura de transmissão de dados. “Optamos por realizar esse teste simulado de biometria em uma localidade de difícil acesso, onde a transmissão de dados somente pode ocorrer via satélite. Interessante observar

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: