Exclusão do nome de devedor do Cadin só pode ocorrer mediante garantia de quitação da dívida

27/10/2010

Data da publicação: 27/10/2010

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve êxito em ação movida contra a Agência Nacional de Transporte Terrestre (PF/ANTT) pela empresa Paraibuna Transportes Ltda. Por causa de irregularidades, companhia foi multada e recorreu para ter seu nome retirado do Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

Após fiscalização feita pela ANTT, a Paraibuna foi autuada por manter irregularidades no transporte de passageiros. Embasada na Resolução nº 233/03, a Agência multou a firma em R$ 304 mil, colocando-a também no Cadin.

Indignada, a companhia entrou na Justiça para suspender a medida. Mesmo tendo ofertado um caminhão no valor de R$ 85 mil, como suposta garantia de pagamento, teve o pedido de tutela negado. De acordo com a empresa, o sinal dado é mais do que suficiente para a exclusão de seu nome do cadastro de devedores.

Por meio da Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e pela Procuradoria Federal junto à ANTT (PF/ANTT), a Agência contestou os argumentos da empresa. Segundo os procuradores, a empresa não ofereceu garantia idônea e suficiente ao juízo para quitar o débito com o Governo Federal. Além disso, não preencheu os requisitos necessários para que a exclusão fosse feita, conforme estabelece a lei nº 10.522/02, que trata do CADIN.

Insatisfeita, a autora da ação interpôs novo recurso insistindo na alegação de que teria direito a suspensão de sua inscrição no cadastro de devedores. Sugeriu, inclusive, nova complementação da garantia da dívida. Mas o juízo do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após acolher os argumentos da AGU, negou provimento ao recurso, por considerar inócuo o oferecimento de complementação, mantendo assim o registro da empresa no CADIN.

A PRF 1ª Região e a PF/ANTT são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

Ref.: Agravo de Instrumento nº 2008.01.00.065130-6 – Tribunal Regional Federal da Primeira Região

Thiago Calixto/Rafael Braga



Mais Notícias em AGU



  • A Rua é o Palco movimenta Ipameri nesta sexta

    a formação de plateia e de novos hábitos culturais. Também visa à circulação dos espetáculos de teatro, formação cultural e capacitação técnica a estudantes e artistas por meio de workshops. Desamor O espetáculo Desamornarra a história do jovem Cândido, que

  • Crivella ganha direito de resposta no Globo

    ao senador e candidato ao governo, Marcelo Crivella (PRB), a uma nota publicada em 7 de agosto na coluna Ancelmo Góis, do jornal O Globo. Por maioria, o plenário concordou, entre outros pontos de vista, que houve "juízo de valor"

  • Norte Fluminense: vereadora, ex-prefeito e vice ficam inelegíveis

    posse imediata do suplente. Também perderam o cargo o candidato derrotado à reeleição a prefeito, Francisco Lemos (PR), e sua vice, Sandra Regina Henriques (PSDC). Em 2012, eles utilizaram servidores municipais em horário integral na campanha, prometendo vantagens se ambos

  • Serviços da Ouvidoria aproximam cidadão da Justiça Eleitoral em MT

    as metas vêm sendo batidas”. SERVIÇOS A pesquisa de qualidade do serviço pode serrespondida por eleitor, candidato, partido político ou parte/advogado que poderão opinar sobre a cordialidade e atenção do servidor, o tempo de espera, localização e facilidade de

  • Prestação final de contas em caso de renúncia, desistência ou indeferimento já pode ser entregue

    de Candidatura, pela não entrega da Prestação de Contas de Campanha no prazo legal em Eleições anteriores, situação que pode ser evitada para eleições futuras”, alerta o coordenador de Controle Interno do TRE-MT, Daniel Taurines. Confira abaixo os documentos que

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: