Divulgados nomes e salários de servidores e magistrados do CNJ

20/07/2012

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibilizou nesta quinta-feira (19 de julho), em seu site na Internet, a relação dos nomes e salários dos servidores e magistrados lotados no órgão. A medida visa cumprir o exigido pela Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e decisões recentes tomadas pelo plenário do Conselho regulamentando provisoriamente as informações a serem divulgadas pelo Judiciário, em cumprimento à lei. Clique aqui para ver.

A divulgação dos dados decorre da decisão proferida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ayres Britto, no último dia 10 de julho, suspendendo liminares da Justiça Federal do Distrito Federal que impediam a divulgação dos salários dos servidores públicos federais dos Três Poderes de forma individualizada.

Ao analisar um pedido de suspensão de liminar apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU), o ministro Ayres Britto entendeu que as liminares que impediam a publicidade dos salários dos servidores vão contra os princípios constitucionais do acesso à informação pública e da publicidade da atuação da administração. A decisão garantiu a transparência das informações de todos os órgãos públicos até que a matéria seja decidida em definitivo pelo Judiciário.

O acesso às informações do CNJ é feito por meio da área de Transparência do site do Conselho. A divulgação envolve o nome dos servidores, o cargo que ocupam, a unidade em que estão lotados, os valores recebidos no mês, as vantagens (adicional por tempo de serviço, quintos, décimos, etc), os subsídios, indenizações (auxílios alimentação, pré-escolar, saúde, moradia, natalidade, entre outros) e diárias recebidas, bem como os descontos realizados na folha de pagamento. As informações disponibilizadas pelo CNJ referem-se aos pagamentos recebidos pelos servidores no mês de junho.

O modelo utilizado é a tabela já adotada pelo STF, acrescida de informações sugeridas pelo grupo de trabalho que regulamenta a Lei de Acesso à Informação no âmbito do Poder Judiciário. As sugestões foram aprovadas pelo plenário do CNJ em sua última sessão plenária, no dia 4 de julho. O modelo aprovado pelo CNJ será o adotado por todas as Cortes brasileiras, com exceção do STF, a partir deste dia 20 de julho, quando os tribunais devem atualizar em seus respectivos portais os dados referentes à remuneração de servidores e magistrados.

FONTE: Agência CNJ de Notícias



Mais Notícias em AMPB



  • Primeiro emprego

    daquilo que aprendeu nos bancos escolares. No Brasil, apenas 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego. Na média, os jovens demoram 15 meses para conseguir uma ocupação. Como abreviar essa procura? Como o jovem pode se preparar

  • Posse de defensores públicos finaliza atividades do II seminário da ENADEP no Tocantins

    o debate em torno de temas que dizem respeito à legislação, doutrina e rotina diária da atuação dos defensores, levando ainda as discussões associativas para várias regiões do país. O encontro foi promovido pela ANADEP, em parceria com a ENADEP,

  • Agenda da próxima semana

    do Sesc TERÇA-FEIRA (23) 9 horas Parlamento Jovem Sessão solene de posse dos deputados jovens e eleição da Mesa Diretora. Auditório Nereu Ramos 18 horas CPMI da Petrobras Reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski;

  • Entidades da sociedade civil pressionam por reforma política

    propostas de democratização das comunicações e de democratização da Justiça. Os movimentos reúnem mais de 100 organizações, presentes em todos os estados brasileiros, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

  • CNJ arquiva liminarmente processo que questionava concurso do TRF2 para juiz substituto

    ratificação da liminar. Outros três conselheiros defenderam a manutenção da decisão cautelar concedida pela relatora. A liminar havia suspendido o concurso - cuja prova referente à segunda fase estava marcada para os dias 13 e 14 deste mês - sob

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: