Contribuinte já pode verificar extrato da declaração do Imposto de Renda de 2011

13/04/2011

BRASÍLIA - O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. A Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela internet.

A principal vantagem do serviço, segundo o Fisco, é permitir ao contribuinte retificar a declaração antes do fim do prazo de entrega (29 de abril) e evitar cair na malha fina. Para ter acesso aos dados, o contribuinte deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita.

De acordo com a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, o extrato está disponível em até três dias depois da entrega da declaração. “O contribuinte terá mais tempo para corrigir a declaração e evitar cair na malha fina”, explica.

Segundo a coordenadora, a autorregularização antes do fim do prazo agiliza o recebimento de restituições e permite ao contribuinte fugir da multa e dos juros. “Se o contribuinte pagar um imposto a mais antes do fim do prazo de entrega da declaração, deixa de pagar multa e juros. Se deixasse a retificação para depois, haveria a incidência de encargos”, afirma.

Para entrar no e-CAC, o contribuinte deve ter um código digital fornecido pela Receita. Com validade de dois anos, esse código é fornecido pela internet e exige que o contribuinte forneça o número do recibo da declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos.

Em caso de pendência, o sistema do e-CAC aponta automaticamente a correção que deve ser feita. A pessoa física então deve preencher uma declaração retificadora e acertar as contas com o Fisco.

Segundo Maria Helena, atualmente cerca de 9,8 milhões de pessoas físicas possuem o código de acesso. “Nossa expectativa é chegar aos 12 milhões de contribuintes no fim do ano, o que dá cerca de 50% do universo de 25 milhões de pessoas físicas”, ressalta.

A coordenadora avalia que, dentre as principais pendências nas declarações, está o esquecimento de fontes pagadoras por contribuintes com várias fontes de renda, a omissão do rendimento de dependentes e a utilização incorreta de deduções.

O serviço de autorregularização das declarações do Imposto de Renda pela internet está disponível desde junho de 2009. No ano passado, pela primeira vez o contribuinte pôde acessar o extrato antes do fim do prazo de entrega. Segundo Maria Helena, o serviço tem reduzido o volume de contribuintes na malha fina.

“Ano após ano, a gente percebe que a incidência de pessoas físicas na malha fina está caindo porque os contribuintes estão retificando os dados cada vez mais rápido”, destaca. O e-CAC está disponível na página da Receita Federal na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL



Mais Notícias em ADPERJ



  • Governador antecipa feriado do Dia do Servidor para segunda (27)

    Souza Filho, assinou decreto antecipando o feriado do Dia do Servidor, que é comemorado no dia 28 de outubro, para segunda-feira, dia 27. A antecipação é aplicada a todos os servidores públicos estaduais das repartições da Administração Direta e

  • Partidos políticos são credenciados para Votação Paralela do 2° turno

    para o credenciamento, entre os dias 15 e 17.10, solicitaram a habilitação o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Democratas, Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Os trabalhos de auditoria das

  • TRE-DF entrega urnas eletrônicas

    – será neste sábado. O Tribunal tem 680 urnas reservas a serem utilizadas caso uma das 6.452 apresente problemas. No primeiro turno, como acusaram dificuldades na leitura das impressões digitais dos eleitores, 180 máquinas foram trocadas e consertadas. Kleber

  • Justiça Eleitoral configura sistema de totalização dos votos para 2° turno

    disso, outra zerésima é emitida instantes antes do início da totalização do resultado, no dia 26 de outubro. A convocação para o ato foi veiculada no Edital n° 06, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de terça-feira (21/10). Foram

  • Aplicativo da JE ajuda a encontrar local de votação e de justificativa

    em que votam. Ele traz o endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo o Brasil, permitindo ao cidadão fazer a consulta de forma rápida e segura, diretamente das bases nacionais da Justiça Eleitoral. Após baixar

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: