Contribuinte já pode verificar extrato da declaração do Imposto de Renda de 2011

13/04/2011

BRASÍLIA - O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. A Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela internet.

A principal vantagem do serviço, segundo o Fisco, é permitir ao contribuinte retificar a declaração antes do fim do prazo de entrega (29 de abril) e evitar cair na malha fina. Para ter acesso aos dados, o contribuinte deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita.

De acordo com a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, o extrato está disponível em até três dias depois da entrega da declaração. “O contribuinte terá mais tempo para corrigir a declaração e evitar cair na malha fina”, explica.

Segundo a coordenadora, a autorregularização antes do fim do prazo agiliza o recebimento de restituições e permite ao contribuinte fugir da multa e dos juros. “Se o contribuinte pagar um imposto a mais antes do fim do prazo de entrega da declaração, deixa de pagar multa e juros. Se deixasse a retificação para depois, haveria a incidência de encargos”, afirma.

Para entrar no e-CAC, o contribuinte deve ter um código digital fornecido pela Receita. Com validade de dois anos, esse código é fornecido pela internet e exige que o contribuinte forneça o número do recibo da declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos.

Em caso de pendência, o sistema do e-CAC aponta automaticamente a correção que deve ser feita. A pessoa física então deve preencher uma declaração retificadora e acertar as contas com o Fisco.

Segundo Maria Helena, atualmente cerca de 9,8 milhões de pessoas físicas possuem o código de acesso. “Nossa expectativa é chegar aos 12 milhões de contribuintes no fim do ano, o que dá cerca de 50% do universo de 25 milhões de pessoas físicas”, ressalta.

A coordenadora avalia que, dentre as principais pendências nas declarações, está o esquecimento de fontes pagadoras por contribuintes com várias fontes de renda, a omissão do rendimento de dependentes e a utilização incorreta de deduções.

O serviço de autorregularização das declarações do Imposto de Renda pela internet está disponível desde junho de 2009. No ano passado, pela primeira vez o contribuinte pôde acessar o extrato antes do fim do prazo de entrega. Segundo Maria Helena, o serviço tem reduzido o volume de contribuintes na malha fina.

“Ano após ano, a gente percebe que a incidência de pessoas físicas na malha fina está caindo porque os contribuintes estão retificando os dados cada vez mais rápido”, destaca. O e-CAC está disponível na página da Receita Federal na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL



Mais Notícias em ADPERJ



  • Programação da Rádio Justiça para segunda-feira (3)

    a automação do Judiciário, o programa conta com a presença do presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação do Conselho Federal da OAB, Luiz Cláudio Allemand. No quadro “Direito Civil”, o procurador do Distrito Federal e advogado

  • Liminar impede corte de orçamento de 2015 para Poder Judiciário e MPU

    Segurança (MS) 33186 para impedir o corte nas propostas orçamentárias do Poder Judiciário e do Ministério Público da União para o ano de 2015. No entendimento da ministra, eventual adequação nos orçamentos de outros poderes e órgãos autônomos deve ser

  • Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

    ou doença crônica. Outra norma proibiu a doação direta, ou consensual, modalidade que já foi muito comum no passado, mas hoje considerada ilegal – quando a genitora decide entregar o filho para um conhecido, amigo ou parente. Toda criança que

  • Outubro Rosa: Comissão OAB Mulher divulga vencedora do concurso

    caracteres na página da Comissão da Mulher Advogada no Facebook sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a presidente da Comissão OAB Mulher, Manuela Praxedes, a campanha foi pontual, mas as ações da comissão

  • OAB Paraíba rende voto de aplausos ao Conselho Federal e à OAB Rio

    de evento, que é o maior da América Latina em âmbito jurídico. Todas as atividades foram realizadas no Pavilhão 4 do Riocentro, incluindo os 40 painéis oficiais, com mais de 250 palestrantes, eventos especiais e os shows de Fernanda Abreu,

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: