Contribuinte já pode verificar extrato da declaração do Imposto de Renda de 2011

13/04/2011

BRASÍLIA - O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. A Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela internet.

A principal vantagem do serviço, segundo o Fisco, é permitir ao contribuinte retificar a declaração antes do fim do prazo de entrega (29 de abril) e evitar cair na malha fina. Para ter acesso aos dados, o contribuinte deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita.

De acordo com a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, o extrato está disponível em até três dias depois da entrega da declaração. “O contribuinte terá mais tempo para corrigir a declaração e evitar cair na malha fina”, explica.

Segundo a coordenadora, a autorregularização antes do fim do prazo agiliza o recebimento de restituições e permite ao contribuinte fugir da multa e dos juros. “Se o contribuinte pagar um imposto a mais antes do fim do prazo de entrega da declaração, deixa de pagar multa e juros. Se deixasse a retificação para depois, haveria a incidência de encargos”, afirma.

Para entrar no e-CAC, o contribuinte deve ter um código digital fornecido pela Receita. Com validade de dois anos, esse código é fornecido pela internet e exige que o contribuinte forneça o número do recibo da declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos.

Em caso de pendência, o sistema do e-CAC aponta automaticamente a correção que deve ser feita. A pessoa física então deve preencher uma declaração retificadora e acertar as contas com o Fisco.

Segundo Maria Helena, atualmente cerca de 9,8 milhões de pessoas físicas possuem o código de acesso. “Nossa expectativa é chegar aos 12 milhões de contribuintes no fim do ano, o que dá cerca de 50% do universo de 25 milhões de pessoas físicas”, ressalta.

A coordenadora avalia que, dentre as principais pendências nas declarações, está o esquecimento de fontes pagadoras por contribuintes com várias fontes de renda, a omissão do rendimento de dependentes e a utilização incorreta de deduções.

O serviço de autorregularização das declarações do Imposto de Renda pela internet está disponível desde junho de 2009. No ano passado, pela primeira vez o contribuinte pôde acessar o extrato antes do fim do prazo de entrega. Segundo Maria Helena, o serviço tem reduzido o volume de contribuintes na malha fina.

“Ano após ano, a gente percebe que a incidência de pessoas físicas na malha fina está caindo porque os contribuintes estão retificando os dados cada vez mais rápido”, destaca. O e-CAC está disponível na página da Receita Federal na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL



Mais Notícias em ADPERJ



  • Suspenso julgamento de pedido de resposta de Marina na propaganda de Dilma

    os supostos efeitos que uma eventual autonomia do Banco Central teria junto à população.ÂSustenta ainda que a mensagem teve como objetivo criar, artificialmente, estados mentais, emocionais e passionais danosos à candidatura de Marina Silva no eleitorado. O julgamento foi interrompido

  • Inaugurado o novo Fórum da comarca de Sete Quedas

    os jurisdicionados.“Essa obra representa mais uma amostra do compromisso desta gestão com a entrega da estrutura necessária para que o Poder Judiciário continue a ser reconhecido ano após ano, pelo Conselho Nacional de Justiça, como um dos melhores do país,

  • Relator pode declarar norma inconstitucional em RE com base em jurisprudência

    apresentar voto-vista na sessão desta quinta-feira (18), o ministro Zavascki acompanhou o relator. Ele salientou que a declaração de inconstitucionalidade de normas cabe realmente ao Plenário do Supremo, como determinam as leis de regência da matéria e a própria Constituição

  • Salão promove inclusão econômica e social

      O evento, que acontecerá de 19 a 21 de setembro, das 10h às 20h, terá cursos, oficinas e seminários.   No espaço estarão empreendimentos econômicos solidários, grupos produtivos, professores e alunos da rede pública, faculdades, universidade, alunos de altas

  • Shopping Center Lapa recebe exposição do TRE-BA

    mulher a presidir a Corte Eleitoral baiana e projetos sociais desenvolvidos. Durante a exposição, uma urna eletrônica estará disponível para demonstração e simulação do voto. Colégios interessados em agendar visitas podem entrar em contato por meio dos telefones 3373-7154/7188. A

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: