CNJ regulamenta prazo de 15 anos para quitação de precatórios

17/12/2010

BRASÍLIA – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (9) a regulamentação do prazo máximo de 15 anos para o pagamento dos precatórios (dívidas do poder público decorrentes de decisões judiciais). O prazo já era previsto na PEC dos Precatórios aprovada no ano passado pelo Congresso, mas havia brecha para que não fosse cumprido.

Pela PEC, o órgão devedor tem de destinar uma parte mínima de sua receita líquida – em geral 1,5% – para pagar parcelas da dívida com os credores. No caso dos credores que optaram por receber parcelas mensais, o prazo de 15 anos poderia ser ultrapassado, segundo o CNJ.

Agora, não importa o regime escolhido para pagamento –  mensal ou anual –, a quitação da dívida não pode ultrapassar os 15 anos previstos na PEC, mesmo que o comprometimento de parte da arrecadação não seja suficiente para zerar o total devido.

Na época da aprovação no Congresso, a chamada PEC dos Precatórios foi chamada pela Ordem dos Advogados do Brasil de “PEC do Calote”, pelo fato de a proposta não respeitar a ordem cronológica de pagamento e permitir que até metade da dívida seja submetida a leilão (método pelo qual o poder público pagaria primeiro os credores que se dispusessem a receber a dívida com  deságio) ou câmara de compensação, que permite a negociação entre as partes.

Quando a proposta foi aprovada, em dezembro do ano passado, a estimativa era de que havia um estoque de R$ 100 bilhões de precatórios não pagos pelos estados e pelos municípios. Apenas os pagamentos de precatórios federais estavam em dia.

 

FONTE: SITE G1



Mais Notícias em ADPERJ



  • AGDR ordena obra de asfaltamento

    AGDR, ordem de serviço para início das obras de pavimentação asfáltica de vários bairros periféricos de Luziânia. Além das obras de asfaltamento, serão também construídas galerias de esgotamento das águas pluviais.Serão construídos, no prazo de seis meses, mais de 167

  • Ações para micro e pequenas empresas em Goiás são destaque nacional

    e fechamento de empresas. “Queremos que empresários de todo o Estado encontrem condições facilitadoras para seus negócios.” O Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil,

  • Final de semana ensolarado em todo o Estado

    o dia ensolarado e com temperatura baixa nas madrugadas e elevadas durante o dia. Na capital o sol também vai predominar. A umidade relativa do ar mínima estará em torno dos 30% à tarde. A temperatura poderá atingir os 17ºC

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: