Certidão negativa de débitos com a Receita e a PGFN pela Internet

30/03/2011

A Receita Federal do Brasil e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional simplificarão os procedimentos para obtenção de certidão de regularidade fiscal.

De acordo com as simplificações promovidas pela Receita Federal, os contribuintes com parcelamento da Lei 11.941/09 e que optaram pela não inclusão da totalidade dos débitos no parcelamento também poderão obter a certidão pela Internet.

Já no âmbito da PGFN, está a agilização na análise de decisões judiciais e de garantias, com proposta de emissão de certidão positiva com efeitos de negativa pela Internet. Hoje, a cada pedido de CND, há necessidade de análise na unidade.

Uma outra novidade será o envio de mensagem para a caixa postal do contribuinte, mencionando a existência de pendências, o vencimento da CND existente, além da orientação para verificar a situação fiscal no e-Cac, isso tudo além da sistemática de comunicação já existente hoje quando da apresentação da DCTF.

Com estas providências, que serão implementadas até o final do mês de abril, haverá maior agilidade na emissão de certidão negativa ou positiva com efeito de negativa, pois as medidas de simplificação aumentarão significativamente a possibilidade de obtenção pela Internet, ou, quando houver pendência, o contribuinte terá ciência, com razoável antecedência, de sua situação fiscal e das condutas necessárias para eventualmente regularizar a situação fiscal.

Fonte: Receita Federal



Mais Notícias em AASP



  • TRE-DF julga casos de propaganda irregular em vias públicas

    do candidato Risomar da Silva Carvalho (PT) e de Alírio Neto que concorre ao cargo de deputado federal pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). Cada um apresentou Agravo Regimental contra a decisão que acolheu representação do MPE para condená-los ao pagamento

  • Construtora tem que fechar "cratera" de obra cancelada da sede e prefeitura vira ré

    executada, bem como de inundação do local". Também ordenou a inclusão do município como réu - o "proprietário do terreno em questão" que, segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Bernardo Garcez, faz exigências "inviáveis" para receber de volta o lote

  • Janira multada por música no YouTube fora do prazo

    multada por música no YouTube fora do prazo O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro manteve, na sessão desta segunda-feira (25), multa de R$ 5 mil à deputada estadual e candidata à reeleição Janira Rocha (PSOL) por

  • Candidatos validam dados que irão para as urnas eletrônicas

    interessada não poderá ser questionado após a audiência”, destacou o presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini. O TRE convocou para a cerimônia as coligações e partidos políticos, por seus delegados e representantes, além dos candidatos e o Ministério Público Eleitoral.

  • Decisão de chamar tropas depende do governador

    obtido pelo desembargador Uchôa, que aponta a existência de "mais de 30 áreas críticas". O relatório, segundo ele, cita problemas na capital, em Niterói e na Baixada. Uchôa antecipou que o relatório "demonstra a necessidade de convocar as tropas federais".

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: