Certidão negativa de débitos com a Receita e a PGFN pela Internet

30/03/2011

A Receita Federal do Brasil e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional simplificarão os procedimentos para obtenção de certidão de regularidade fiscal.

De acordo com as simplificações promovidas pela Receita Federal, os contribuintes com parcelamento da Lei 11.941/09 e que optaram pela não inclusão da totalidade dos débitos no parcelamento também poderão obter a certidão pela Internet.

Já no âmbito da PGFN, está a agilização na análise de decisões judiciais e de garantias, com proposta de emissão de certidão positiva com efeitos de negativa pela Internet. Hoje, a cada pedido de CND, há necessidade de análise na unidade.

Uma outra novidade será o envio de mensagem para a caixa postal do contribuinte, mencionando a existência de pendências, o vencimento da CND existente, além da orientação para verificar a situação fiscal no e-Cac, isso tudo além da sistemática de comunicação já existente hoje quando da apresentação da DCTF.

Com estas providências, que serão implementadas até o final do mês de abril, haverá maior agilidade na emissão de certidão negativa ou positiva com efeito de negativa, pois as medidas de simplificação aumentarão significativamente a possibilidade de obtenção pela Internet, ou, quando houver pendência, o contribuinte terá ciência, com razoável antecedência, de sua situação fiscal e das condutas necessárias para eventualmente regularizar a situação fiscal.

Fonte: Receita Federal



Mais Notícias em AASP



  • Detran discute implantação da biometria nesta terça

    14 horas, no Sest/Senat, que fica na Avenida Castelo Branco, esquina com a Rua Tuiuti, Bairro São Francisco, em Goiânia. Com o sistema de identificação biométrica em todas as etapas da CNH – obtenção, renovação e mudança de categoria –

  • Bombeiros de Jataí combatem incêndio em ônibus

    fato aconteceu na BR–364, em frente a entrada da Universidade Federal de Goiás, a menos de um quilômetro da rodoviária de Jataí. Segundo o motorista, a roda do veículo travou, o que pode ter contribuído para o princípio do fogo.

  • Mutirão da saúde atende presos de Cristalina

    testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV, entre outras. A unidade de Cristalina pertence à 3ª Regional do Entorno do Distrito Federal e atende 131 detentos, todos do sexo masculino, 84 provisórios e 47 em regime

Comentários estão encerrados.

Previous post:

Next post: